ABRIL – PREVENÇÃO CONTRA OS MAUS TRATOS

ABRIL – PREVENÇÃO CONTRA OS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA

O PRIMEIRO DE ABRIL, É O CHAMADO DIA DOS ENGANOS, DAS BRINCADEIRAS, DAS PARTIDAS QUE PREGAMOS UNS AOS OUTROS, MESMO INVOLUNTARIAMENTE!...

Porém, num ambiente educativo, no Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, Gervide, este foi o dia em que quisemos desencadear o nosso ALERTA, para um problema transversal a toda a humanidade, de modo a sensibilizarmos toda a Comunidade Escolar, em ordem a uma autêntica Prevenção contra os Maus tratos na Infância!

 

Com este propósito no horizonte, assinalamos igualmente o dia do Funcionário, recorrendo a este tema que tem servido de debate profundo, na família, na escola e na sociedade, sensibilizando desde já todos os nossos Assistentes Operacionais para a compreensão e para a ação.

A

História desta Avó do Laço Azul foi vídeo projetada tendo sido oferecido a cada  AO, um Laço Azul que ilustra e testemunha a denúncia de todas as situações de maus tratos, que infelizmente ocorrem nos dias de hoje,  a cada minuto da nossa existência, na nossa urbe,  no  nosso país e no mundo!

1

O

 Laço Azul colocado na bata, tinha como objetivo principal despertar a curiosidade dos alunos e professores. Foram expostas duas caixas com laços, com a finalidade de serem oferecidos a quem pretendesse solidarizar-se com o movimento «Laço Azul».

2

3

4

N

a disciplina extra curricular de Cidadania os alunos souberam mais em profundidade acerca  da história do laço Azul, e puderam compreendê-la, bem como lê-la, em vários locais do Agrupamento.

5

A

 Disciplina de Educação Musical, surpreendeu os seus alunos com a aprendizagem do Hino do Laço Azul.

Criativos e inovadores, tomaram a iniciativa de reproduzir ao vivo a imagem de um laço, enquanto cantavam entusiasticamente o Hino que nos lembra a responsabilidade e o elevado sentido da dignidade da pessoa humana, que urge proteger e partilhar com os que nos rodeiam!

6

O

 Agradável contributo e colaboração da Escola Segura, na pessoa do Sr. Agente Matos, através das duas ações de sensibilização “Maus tratos – Violência Doméstica e no Namoro” culminaram o elevado investimento pedagógico deste Agrupamento, efetuado ao longo deste mês de Abril. Estas ações foram dirigidas às turmas do 9ºano e realizaram-se nos dias 7 e 22 de abril, tendo colhido o entusiasmo, a aceitação e a participação de todos os intervenientes.

7

Diz sempre não a todo o tipo de violência!

Gervide, 30 de abril de 2016

Prof. Conceição Ferreira

(Subdiretora do Agrupamento)