ENTREVISTA AO DIRETOR


A propósito do Dia da Escola, entrevistámos o Diretor, Prof. António Grangeia. Tínhamos curiosidade de saber acerca da sua experiência como estudante e, naturalmente, falámos também sobre a nossa escola.

diretor

- Quando o Sr. Diretor era estudante, quais eram as suas disciplinas favoritas?

- Já lá vai muito tempo! A minha disciplina favorita sempre foi Matemática. Não tinha dificuldades a Matemática e as minhas notas eram boas, o que me serviu como estímulo para ainda gostar mais desta disciplina.

- Quais as disciplinas de que não gostava?

- Não gostava das disciplinas de língua estrangeira, Francês e Inglês. Todavia, estudava para essas disciplinas. Não desistia e tentava melhorar a minha aprendizagem. Mais tarde, na universidade, necessitei de estudar por livros escritos em Inglês. Porque não gostamos de uma disciplina, não devemos desistir. Pelo contrário, devemos procurar ultrapassar as nossas dificuldades. Hoje em dia, devemos desenvolver várias capacidades e adquirir conhecimentos em diferentes áreas, pois não temos a certeza de que vamos tirar o curso que desejamos. É importante não estarmos limitados nas nossas escolhas. Daí que não devamos desistir das disciplinas que não gostamos ou que achamos serem difíceis.

- Havia algum professor de que não gostava?

- Sempre gostei de todos os meus professores.

- Alguma vez foi castigado?

- Nunca tive castigos. Fui sempre um bom aluno e cumpria as regras.

- Quando concluiu o 9º ano pensou em parar de estudar?

- Nunca pensei parar de estudar. O meu objetivo era tirar um curso superior.

- Falando acerca do presente. O que acha que os alunos da nossa escola pensam acerca do Sr. Diretor?

- Acho que pensam bem. Falo com todos os alunos preocupo-me com o seu sucesso escolar, o seu bem-estar.

- Tem orgulho nos alunos da nossa Escola?

- Sem dúvida! Na generalidade, orgulho-me dos alunos desta Escola, atuais e antigos. Sou Diretor há muitos anos e sinto orgulho quando encontro ex-alunos com uma boa situação profissional e que me recordam os tempos que por cá passaram e os benefícios que colheram da vida escolar na nossa escola.

- Os professores têm influência no interesse que os alunos manifestam pela sua disciplina?

- Os professores têm uma quota-parte de responsabilidade no interesse que os alunos têm pela disciplina. Mas os alunos também devem estar atentos e trabalhar nas aulas. Desta forma, estão a construir o seu caminho para o sucesso.

- Falando dia que hoje comemoramos. Qual a importância do Dia da Escola para o Sr. Diretor?

- O Dia da Escola é muito importante para mim e deve sê-lo para toda a comunidade. É extremamente importante recordar os dias que têm significado na nossa vida. É o dia da fundação da Escola, que este ano comemora 40 anos. Neste dia valorizamos o que de bom fazemos e temos na nossa Escola. Valorizamos, por exemplo, o trabalho dos alunos no ano anterior, atribuindo-lhes diplomas de Quadro de Honra, reconhecemos o trabalho dos professores e funcionários que estão nesta escola há 25 anos, bem como o trabalho dos professores que se aposentaram. É importante celebrar e reconhecer o que de bom temos, o que fazemos em prol da comunidade. O Dia da Escola é um dia de aproximação da comunidade educativa. Alunos, Professores, Funcionários, Encarregados de Educação participam nas atividades deste dia e em todos os outros dias para que este Agrupamento desenvolva um trabalho de qualidade, tendo sempre como objetivo o sucesso educativo dos Alunos.

- Muito obrigado, Sr. Diretor por nos ter concedido esta entrevista.

Cláudio Silva e Rafael Macedo, 8ºE

 

Dados adicionais