“As Portas que Abril Abriu”

IMG 5162 IMG 5184

No passado dia trinta de Abril, pelas 19h00, no Auditório do nosso Estabelecimento de Ensino, decorreu a atividade “As Portas que Abril Abriu” em contexto da comemoração dos 40 anos da Revolução dos Cravos e aberta a toda a comunidade educativa.

A iniciativa começou a Subdiretora, Conceição Ferreira, bem como o Diretor, António Grangeia, a dar as boas-vindas a todos os participantes, convidados e colaboradores, estando presentes professores, alunos, assistentes operacionais e encarregados de educação.

IMG 5168

O palco foi inicialmente ocupado pelos alunos do Clube de Expressão Dramático-Musical, que interpretaram uma peça instrumental (tocada em flauta e violino), seguida da entoação da canção “Acordai”, da autoria de Lopes Graça, atividades dinamizadas pela Drª Fátima Moreira.

IMG 5185

Após esta primeira atuação, foi a vez do alunos do 9ºA mostrarem o seu talento, tendo sido declamado o poema “Cântico Negro, de José Régio, pelo aluno Alexandre Lopes; logo de seguida, o Ricardo Cardoso fez uma leitura expressiva do poema “Liberdade”, de Sérgio Godinho; já o João Matos recitou “Letra para um Hino”, de Manuel Alegre. Associando imagens e segmentos poéticos (através de uma apresentação em Powerpoint) e texto lírico, a aluna Diana Sousa declamou “A Cidade é um Chão de Palavras Pisadas”, de Ary dos Santos (sendo o conceito e o Powerpoint da autoria da professora Isabel Maia). Concluindo a atuação do 9ºA e para variar um pouco o tipo de atuações, o Alexandre e o Ricardo optaram por partilhar com o público um rap sobre o tema “Liberdade de Expressão”, da autoria da professora Sílvia Pinto e com o apoio técnico, ao nível musical, do aluno Jorge Castro.

IMG 5202

Finda a atuação dos “grandes”, foi dada a vez de brilhar aos mais pequeninos (mas também com um grande talento): deste modo, os alunos do 5ºC, Sofia Moreira, Diana Monteiro, Beatriz Colaço e Maria Colaço interpretaram, de forma muito cativante, enérgica e enternecedora, poemas sobre o 25 de Abril, de Sophia de Mello Bryner, Ary dos Santos e José Jorge Letria. Estas artistas em franca ascensão foram orientadas, nos ensaios, pela professora Filomena Sousa.

IMG 5207

Ainda no contexto do 2º Ciclo, mas com alunos um bocadinho mais crescidos, do 6ºB, o público teve o privilégio de ouvir o Ilídio Ferreira e o Pedro Cerqueira a recitar, de José Jorge Letria, “A Liberdade é…”, e o poema “Salgueiro Maia”, de Manuel Alegre (iniciativa dinamizada pelo docente Carlos Sousa).

IMG 5211

E fechou-se o círculo da participação dos alunos voltando ao 9º ano, especificamente à turma do 9ºA, cujos alunos Vítor Pinto (que declamou “Trova do mês de Abril”, de Manuel Alegre), Ana Sofia e Érica Santos (que recitaram “Abril de Abril”, do mesmo poeta), sob a orientação da professora Lília Afonso, ficarão na memória de todos pelo seu brilhante desempenho.

IMG 5214 IMG 5224

O professor Alves de Sousa deixou bem claro, numa recitação sonante e muito emotiva, que é “Português Aqui” (título do poema interpretado, da autoria de José Fanha) e o trio de declamadoras Conceição Ferreira, Fátima Carvalho e Sílvia Pinto leram expressivamente o poema que deu o título à iniciativa e que sintetiza poeticamente todo o movimento revolucionário: “As Portas que Abril Abriu”, de Ary dos Santos.

IMG 5232 IMG 5240

Por fim, houve lugar para as canções de Abril, sendo estas interpretadas e acompanhadas à guitarra (pelo professor Alves de Sousa com o apoio vocal da DªCarminda). Assim, todos os presentes puderam ouvir os seguintes temas: “Ei-los que Partem, “Não Há Machado que Corte”, “Uma Gaivota”, “Grândola, Vila Morena”.

IMG 5255

E foi a cantar e em clima de festa que se deu por encerrada a atividade, onde emoções e memórias se misturaram com risos e partilhas. Abril hoje…para sempre Abril!