Sarau Desportivo 2016

Realizou-se a 9 de junho, último dia de aulas deste ano letivo, o Sarau Desportivo da Escola Escultor António Fernandes de Sá. A organização desta atividade foi concretizada no âmbito do Plano Anual de Atividades do Departamento de Expressões, na disciplina de Educação Física. O Sarau teve o seu início com o habitual desfile de todas as classes participantes.

1

2

Este ano contamos com a presença dos grupos convidados: Dance 4 kids; Ginástica Artística do F.C.Gaia; Flyers Desportus; Gaia Dance Crew e o grupo Dance Zone.

3

Logo de seguida foram entregues Prémios de Mérito Desportivo aos alunos que mais se destacaram, este ano letivo, nas modalidades de Atletismo, Basquetebol e Ginástica Acrobática, pelo Diretor e pelo Presidente do Conselho Geral do nosso Agrupamento.

4

O Clube de Desporto Escolar, na modalidade de Ginástica Acrobática, apresentou os pares e o trio, num mix de esquemas, com que concorreram ao longo do ano e, elaborou esquemas de grupo expressamente para este Sarau com um nível mais avançado.

5

 

Para além dos professores responsáveis pela modalidade de Ginástica Acrobática, estiveram envolvidos os outros professores de Educação Física com as suas Turmas, ou elementos das turmas. Uma palavra especial para a professora e colega Ana Rita Cavadas que durante todo o ano colaborou com o Clube de Ginástica Acrobática, através da parceria com o Acro Clube da Maia.

6

 

Como tem sido hábito de anos anteriores, foi pedida a bancada amovível de 300 lugares à C.M.Gaia que em muito contribuiu para o sucesso da atividade, permitindo uma melhor acomodação dos pais, encarregados de educação e demais comunidade educativa convidada.

7

 

Foi distribuído um pequeno flyer com o programa, para um melhor acompanhamento do desenrolar do sarau. Verificou-se, com muito agrado, um aumento de coreografias de ginástica acrobática, por parte das turmas. A existência do Clube de Desporto Escolar de Ginástica Acrobática, em muito contribuiu para este maior número de apresentações.

8

 

No final de cada atuação foram entregues lembranças e diplomas de participação a todas as turmas e grupos convidados, de forma a registar a sua presença e participação neste evento anual, realizado pela nossa escola.

9

 

O sarau foi filmado por uma equipa de alunos da turma vocacional, nomeadamente da área de Multimédia, do professor Pedro Magalhães. Foram feitas também fotografias para registar este evento.

10

 

Este evento só pode ser concretizado com sucesso, dado o trabalho e envolvimento de Professores, Assistentes Operacionais e Alunos.

OBRIGADO A TODOS!

PARABÉNS A TODOS E ATÉ PARA O ANO!

Conceição Ferreira (subdiretora)

11

12

IMG 8294 IMG 8294
IMG 8294 IMG 8294
IMG 8294 IMG 8294
IMG 8294 IMG 8294
IMG 8294 IMG 8294
IMG 8294 IMG 8294

movie

Clicar aqui para o vídeo do Sarau

PRÉMIO LITERÁRIO ALMEIDA GARRETT

No dia 13 de junho pelas 21h00 no Auditório da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro decorreu a cerimónia de Entrega de Prémios do “Prémio Literário Almeida Garrett “. A Junta de Freguesia de Oliveira do Douro levou a efeito, este ano, a sua 2ª edição!
A cerimónia começou com uma encenação da peça “Falar Verdade, sem Mentir”, da autoria de Joana Henriques Silva, nossa ex –aluna, vencedora deste mesmo Prémio em 2015.

1

 2

O Clube de Expressão Musical e Motora da nossa Escola foi desafiado a apresentar esta peça pela Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, A Maria João, a Raquel Santos e a Mariana Santos foram as protagonistas da peça que muito agradou aos presentes.
Seguiram-se discursos de parabéns e felicitações do Senhores Presidentes da Assembleia de Freguesia e da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro.
Foram entregues vários prémios que muito orgulharam a Junta de Freguesia e a nossa Escola, pois pelo segundo ano consecutivo a EB Escultor António Fernandes de Sá, desta vez com a aluna Beatriz Filipa Alves Silva, ganhou o “Prémio Literário Almeida Garrett “.
No final da cerimónia foi feito o lançamento da publicação “Falar Verdade, sem Mentir”, onde a autora Joana Henriques Silva, a par com o autor Pedro Guilherme-Moreira, que foi membro do júri do “Prémio Literário Almeida Garrett”, autografou as publicações!

PARABÉNS JOANA!

IMG_20160513_113652 IMG_20160513_113708
IMG_20160513_113708

PARABÉNS A TODOS OS PREMIADOS!

 

Parabéns à Junta de Freguesia de Oliveira do Douro pelo evento, nas pessoas do seu Presidente, Dr. Dário Silva e do Dr. Francisco Ferraz.


ESTAMOS MUITO ORGULHOSOS DO MÉRITO DOS NOSSOS ALUNOS!


Oliveira do Douro, 14 de junho de 2016
Prof. Conceição Ferreira

 

XADREZ 2016

O Clube de Xadrez da Escola Escultor António Fernandes de Sá realizou um Torneio nos dias 31 de maio e 2 de junho para encerrar o ano letivo 2015/16.

A professora Joana Monteiro da Academia de Xadrez de Gaia que durante todo o ano esteve presente e a colaborar com o Clube, dinamizou o torneio. Esteve presente o professor Paulo Borges que aproveitou para observar a qualidade dos jovens jogadores!

Foram atribuídas lembranças de participação e o vencedor do torneio foi o aluno do 6ºA, Pedro Vieira.

IMG 1112 Cópia IMG_20160513_113708
IMG_20160513_113722 IMG_7322.JPG
IMG_20160513_113722

Parabéns a todos!

ABRIL – PREVENÇÃO CONTRA OS MAUS TRATOS

ABRIL – PREVENÇÃO CONTRA OS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA

O PRIMEIRO DE ABRIL, É O CHAMADO DIA DOS ENGANOS, DAS BRINCADEIRAS, DAS PARTIDAS QUE PREGAMOS UNS AOS OUTROS, MESMO INVOLUNTARIAMENTE!...

Porém, num ambiente educativo, no Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, Gervide, este foi o dia em que quisemos desencadear o nosso ALERTA, para um problema transversal a toda a humanidade, de modo a sensibilizarmos toda a Comunidade Escolar, em ordem a uma autêntica Prevenção contra os Maus tratos na Infância!

 

Com este propósito no horizonte, assinalamos igualmente o dia do Funcionário, recorrendo a este tema que tem servido de debate profundo, na família, na escola e na sociedade, sensibilizando desde já todos os nossos Assistentes Operacionais para a compreensão e para a ação.

A

História desta Avó do Laço Azul foi vídeo projetada tendo sido oferecido a cada  AO, um Laço Azul que ilustra e testemunha a denúncia de todas as situações de maus tratos, que infelizmente ocorrem nos dias de hoje,  a cada minuto da nossa existência, na nossa urbe,  no  nosso país e no mundo!

1

O

 Laço Azul colocado na bata, tinha como objetivo principal despertar a curiosidade dos alunos e professores. Foram expostas duas caixas com laços, com a finalidade de serem oferecidos a quem pretendesse solidarizar-se com o movimento «Laço Azul».

2

3

4

N

a disciplina extra curricular de Cidadania os alunos souberam mais em profundidade acerca  da história do laço Azul, e puderam compreendê-la, bem como lê-la, em vários locais do Agrupamento.

5

A

 Disciplina de Educação Musical, surpreendeu os seus alunos com a aprendizagem do Hino do Laço Azul.

Criativos e inovadores, tomaram a iniciativa de reproduzir ao vivo a imagem de um laço, enquanto cantavam entusiasticamente o Hino que nos lembra a responsabilidade e o elevado sentido da dignidade da pessoa humana, que urge proteger e partilhar com os que nos rodeiam!

6

O

 Agradável contributo e colaboração da Escola Segura, na pessoa do Sr. Agente Matos, através das duas ações de sensibilização “Maus tratos – Violência Doméstica e no Namoro” culminaram o elevado investimento pedagógico deste Agrupamento, efetuado ao longo deste mês de Abril. Estas ações foram dirigidas às turmas do 9ºano e realizaram-se nos dias 7 e 22 de abril, tendo colhido o entusiasmo, a aceitação e a participação de todos os intervenientes.

7

Diz sempre não a todo o tipo de violência!

Gervide, 30 de abril de 2016

Prof. Conceição Ferreira

(Subdiretora do Agrupamento)