Dia da Mãe

dia mae

A mais antiga comemoração do dia da mãe é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

Há um novo registo no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", facto que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, a primeira sugestão em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi feita em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia da Mãe. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia da Mãe. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia da Mãe no calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional da Mãe deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.

"Não criei o dia das mães para ter lucro"

O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia da Mãe tornou-se uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse um dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia da mãe para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, entrou com um processo para cancelar o Dia da Mãe, sem sucesso.

Anna passou praticamente toda a vida a lutar para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa adiante. Dizia que as pessoas não agradecem frequentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos.

Cravos: símbolo da maternidade

Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Num telegrama para a congregação, declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.

A importância da floresta

floresta

Clica na imagem para ler...

Dia do Funcionário

titulo

Mais um ano passou e cá estamos novamente no dia do Funcionário!

É um dia para quebrar a rotina. Com este dia pretende-se tonificar e colorir a vida desta comunidade, recheando-o de vitalidade e desempenho social saudável.

Este evento foi implementado na nossa escola no ano de 2005. Este ano, por razões de agenda e calendário escolar foi festejado no passado dia 6 de abril. Trata-se de uma iniciativa que coincide com a interrupção das atividades letivas da Páscoa, e já vai na sua décima primeira edição!

Os objetivos são fundamentalmente, permitir que todos convivam uns com os outros de uma forma mais informal, que vivam ou exprimam a escola de uma forma diferente um dia por ano, sem pressões nem tarefas a cumprir!

Do programa de atividades constava o habitual almoço convívio e confraternização entre todos os presentes. Seguiu-se um passeio, aproveitando o bonito dia de sol que se fazia sentir, terminando com uma foto de conjunto que ficará para sempre recordar!

Todos os anos procuramos organizar uma atividade nova. Este ano, decidimo-nos por um Workshop – “A Arte na Fruta”. Contamos com a preciosa colaboração das nossas amigas Marta Santos e Fátima Carvalho que nos ensinaram a transformar a fruta que comemos diariamente, em decoração artística, fazendo as mais variadas habilidades.

…e que bonito que ficou!...

Aqui fica o nosso público agradecimento às duas amigas.

Aqui fica, também, um registo fotográfico do trabalho final.

Até ao próximo ano!

Conceição Ferreira

IMG 0186 IMG 0205 IMG 0184 

IMG 0188 IMG 0189

A FEIRA DA PRIMAVERA 2015

A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal". O início da Primavera em 2015 ocorreu a 20 de março, às 22h45. Esta foi a hora do equinócio da Primavera, ou seja, o instante exato em que começou a Primavera.

Do ponto de vista da Astronomia, no caso do hemisfério norte, a Primavera inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho. No dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. Daí em diante, a cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco.

Entende-se por equinócio da Primavera o momento em que o sol cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste).

Para dar as boas vindas à Primavera a nossa escola organizou a sua tradicional FEIRA DA PRIMAVERA.

Faça chuva ou faça sol, foi dia de Todos se vestirem a rigor! Dia de se divertirem. De venderem e comprarem os muitos produtos que estavam à venda.

Os Alunos, todos eles, trouxeram muitos artigos para venda. Tivemos frutas, legumes, flores, doces… muitos doces, plantas, artesanato e muitas, muitas outras coisas que foram surpresa!

E houve festa, convívio, jogos, música, a fanfarra “Os Luisinhos”, o desfile e encenação da Procissão de João Vilaret …

E comes e bebes!

Foi um Grande Dia e um Grande Sucesso!!

Agora,… vamos poder recordar este dia através das fotos e do filme que a seguir divulgamos.

  DSC 0001 DSC 0004 DSC 0012

DSC 0016 DSC 0018 DSC 0019

DSC 0025 DSC 0034 DSC 0037

DSC 0039 DSC 0045 DSC 0047

DSC 0051 DSC 0053 DSC 0861

DSC 0864 DSC 0872 DSC 0877

DSC 0880 DSC 0884 DSC 0885

DSC 0893 IMG 0162 IMG 0166