Natal no Mundo

NATAL mundo

Clica para leres acerca do Natal...

Dia da Ciência

Dia_da_Ciencia

A verdade é que quanto mais se estuda mais se descobre e o mundo se transforma através das alterações causadas pelas invenções do homem.

Com o objetivo de “criar pequenos cientistas”, promovendo o gosto pela ciência nos nossos alunos, os docentes de Matemática e Ciências do 2º Ciclo, desenvolveram esta atividade, convidando-os a participar na atividade “Dia da Ciência” através da construção de um modelo ou de uma maquete ligada ao tema.

Ao todo, foram apresentados a concurso 24 trabalhos, envolvendo a participação de 43 alunos, nalguns casos com alunos a participar em mais do que um trabalho. É de louvar o entusiasmo e interesse que todos manifestaram na eleboração dos seus projetos. De entre todas as turmas salientamos o 6º A que a que mais trabalhos apresentou e que teve mais participações.

Foram atribuídos 6 prémios: 3 para trabalhos mais relacionados com a Ciência e 3 para trabalhos com maiores ligações à Matemática. Clica para ler mais...

A todos os participantes muitos parabéns pelo vosso empenho e esperamos que continuem a participar nas atividades propostas!

IMG 0383 Cópia IMG 0387 Cópia

Clica para ver mais...http://www.escultorfsa.pt/galeria/index.php?/category/22

 

 

Comemoração do Dia da Escola

imagem 39 Cópia    IMG 9932 Cópia

O dia que celebra a nossa escola iniciou-se com o hastear da bandeira do Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá pelo Diretor, professor Grangeia, pelo aluno do 9ºD, Cláudio Sampaio, e pela D. Adelina, funcionária administrativa. Simultaneamente, os alunos do 5º ano cantaram o Hino da nossa Escola, dirigidos professora de Educação Musical, Ana Maria Martins.

IMG 9111 Cópia   IMG 9117 Cópia   IMG 9114 Cópia

No átrio da escola decorreu uma peça de teatro sobre a evolução dos nossos hábitos alimentares desde a Pré-História até aos nossos dias, passando pela Idade Média, Descobrimentos e séc. XIX. Foi uma forma muito criativa de mostrar os alimentos que o Homem tem usado ao longo dos tempos. Gostamos particularmente de ver alguns dos nossos colegas comportarem-se como verdadeiros “homens das cavernas”.

IMG 9105 Cópia   IMG 0406 Cópia   IMG 0414 Cópia

Seguiu-se o torneio de basquetebol do 8º ano, no qual as várias equipas se defrontaram amigavelmente.

IMG 9165 Cópia   IMG 9425 Cópia   IMG 9350 Cópia

Na sala de ginástica concentram-se a maior parte das atividades da parte da manhã: Concurso de Desenho; Ciência Viva; Peddy Paper; Educação para a Saúde; Clube de Xadrez; Halloween; A Vidente; Venda de “Comes e Bebes”. Foram muito populares o lançamento do foguetão, o lançamento de chamas e o jogo da abóbora, que para além dos alunos, também teve a participação dos professores.

IMG 9152 Cópia   IMG 9160 Cópia   IMG 9132 Cópia

IMG 9503 Cópia   IMG 9142 Cópia   IMG 9147 Cópia

A tarde foi de euforia para os alunos, ou melhor, as alunas! O cantor Nelson Sousa veio atuar à nossa escola! O cantar convidou os alunos para cantarem com ele “no palco” e muitos o fizeram. O público adorou o concerto.

IMG 9804 Cópia   IMG 9917 Cópia   IMG 9823 Cópia  

De seguida todos os delegados e subdelegados dirigiram-se para o auditório para um encontro com a Direção do nosso agrupamento, onde, entre outros assuntos, foram salientados os deveres e direitos dos alunos. No final, todos cantaram os parabéns à escola com a presença do Nelson Sousa.

IMG 9957 Cópia   IMG 9961 Cópia   IMG 0032 Cópia

À noite, no Auditório do Centro Paroquial de Oliveira do Douro, procedeu-se à entrega de diplomas do Quadro de Honra aos melhores alunos de 2013/2014. Houve também a exibição de danças de salão, uma interpretação rítmica e melódica com “boomwhackers” e uma coreografia tendo como tema a emancipação da mulher.

DSC04902 Cópia   DSC04943 Cópia   DSC04944 Cópia

DSC04949 Cópia   DSC04955 Cópia   DSC04970 Cópia

Ao longo do dia foram recolhidas opiniões sobre a nossa escola:

“A escola tem evoluído positivamente de ano para ano. Os clubes e as atividades que a escola propõe dão efeito, o que falta é incentivo próprio por parte dos alunos.”- Professor Paulo Borges

“Já se notam as melhorias na escola devido à implementação das novas regras. Os alunos deviam-se envolver mais em atividades, projetos e intercâmbios.” - Professora Graziela Amaro

“Eu conheci a escola quando ainda era um conjunto de barracões. Há muito tempo que a escola se preocupa com os alunos, os alunos é que não se importam com a escola e deviam manifestar-se mais, dar mais opiniões.”- Professor Eugénio Barbosa

“A escola tem evoluído muito em termos de atividades. Para os alunos obterem melhores resultados, devem prestar mais atenção nas aulas e estudarem em casa.” - Professora Sílvia Teles

“Os alunos a cada ano têm ficado mais desmotivados, mas mesmo assim temos 120 alunos no Quadro de Honra, o que mostra que há sempre alguns que se aplicam mais. As famílias têm um papel muito importante na educação e nos resultados escolares dos alunos.”- Professora Conceição Ferreira

Rafael Macedo, N.º23, 9ºD
Cláudio Sampaio, N.º6, 9ºD

Dia Mundial da Saúde da Mama

O mês de outubro é associado, desde a década de 90, à luta contra o cancro da mama, assumindo-se como Mês Rosa (Pink October no original).

Um pouco por todo o mundo, durante este mês, alastra uma "onda rosa" que permite sensibilizar a população para a temática da prevenção.

A segunda quinzena do mês é balizada por duas efemérides relacionadas com esta temática: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.

A E.B. 2/3 Escultor Fernandes de Sá não podia deixar de se associar a estas efemérides e ontem, dia 15, no âmbito do Dia Mundial da Saúde da Mama, foi dinamizada uma atividade, coordenada pela subdiretora do agrupamento. Foi pedido aos diretores de turma que sensibilizassem os alunos, convidando todas as meninas a, neste dia, se vestirem com a cor rosa. Os rapazes podiam usar um boné ou uma camisola rosa.

A iniciativa teve a adesão de toda a comunidade escolar e ficou registada em fotografias, que irão ser enviadas para a coordenação do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

IMG 9062 Cópia