Plano Anual de Atividades
A Escola não deve entender-se como uma Instituição que desenvolve única e exclusivamente a sua atuação dentro do espaço sala de aula. Deve fomentar aprendizagens e vivências enriquecedoras, desenvolver a partilha e o aprender fazendo.
O Plano Anual de Atividades 2016/2017 da Escola Básica de Gervide, constitui-se como o documento orientador da atividade escolar ao longo do ano letivo, definindo os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e os recursos envolvidos, dando cumprimento ao Projeto Educativo “Educar para os valores, reforçar a disciplina” e aos Planos de Turma.
Data |
Objetivos |
Atividades/Estratégias |
|
Responsáveis pela coordenação da Atividade |
14/15 de setembro Abertura do Ano Letivo
|
- Informar Pais e E. de Educação sobre o funcionamento e orgânica da escola; - Sensibilizar os E. de Educação para a participação na vida escolar de forma responsável; - Familiarizar as crianças com o novo espaço escolar. |
- Apresentação de um powerpoint com informações sobre o novo ano escolar; - Receção aos alunos e E. de Educação na Escola/Sala de Aulas; - Participação das famílias no processo educativo; - Estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade. |
|
Coordenadora; Todos os docentes;; Animadoras; Assistentes Operacioanis. |
15 a 20 de setembro Semana da Cidadania |
Criar bons cidadãos |
-Elaboração/ reformulação do código de conduta (alunos); - Eleição do delegado de turma; - Assembleia de turma; - Eleger um lema no âmbito da promoção da cidadania; - Visualização de curtas-metragens; - Leitura, exploração e dramatização de fábulas; - Jogos recreativos e torneios.
|
|
Todos os docentes. |
23 de setembro Receção ao caloiro |
-Promover a socialização e integração dos alunos do JI e do 1º ano. - Proporcionar às crianças um ambiente acolhedor e amigo; - Fortalecer laços e relações entre todos. |
- Apresentação dos padrinhos aos afilhados(caloiros); - Entrega de um diploma de boas vindas aos afilhados pelos padrinhos. |
|
- Educadoras: Fátima e Manuela - Professores: Cristina Barros, Sandra Dias; Sandra Silva e Rute Tavares |
3 de outubro Dia da Música |
- Fomentar o gosto pela música através do contacto com instrumentos musicais e através da voz; - Sensibilizar os alunos para a música; - Valorizar a música como forma de cultura.
|
- Identificação de instrumentos musicais existentes na escola; - Construção de instrumentos musicais com material reciclável; |
|
- Todos os docentes
|
10 de outubro Articulação com a biblioteca escolar |
- Saber ouvir uma história dramatizada. - Exploração oral da história. |
- Dramatização da história "A manta" de Isabel Minhós Martins; -Elaboração de mantas por turma. |
|
Professora bibliotecária e todos os docentes |
17 outubro Comemoração do Dia Mundial da Alimentação |
- Reconhecer a importância de uma alimentação saudável para o equilíbrio do organismo; - Salientar a importância das diferentes refeições ao longo do dia; - Promover comportamentos orientados para estilos de vida saudáveis; - Prevenir a obesidade e o excesso de peso. |
- Confeção de uma espetada de fruta;
- Exploração da Roda dos Alimentos;
- Diálogo com os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável.
|
|
- Todos os docentes
|
13 e 14 de outubro Fornação sobre higiene corporal
|
-Promover hábitos de higiene. |
-Projeção de um vídeo sobre a higiene;
- Diálogo com os alunos sobre a sua higiene. |
|
Farmácia Silva Marques (Dra Clara) Todos os docentes |
13 de outubro "A Terra treme" - exercício público de cidadania |
- Alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. |
- Simulação de um sismo; - Os alunos conheceram e praticaram os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo: BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR.
|
Todos os docentes | |
18 de outubro Projeto da Câmara - Gestão de Resíduos |
- Sensibilizar os alunos para a política dos 5 R's |
- Projeção de um vídeo; - Diálogo com os alunos e estes foram separando e colocando resíduos nos devidos ecopontos. |
Funcionário da Câmara Todos os docentes |
|
24 de outubro Dia do Patrono
|
- Promover o conhecimento e valorizar as obras do patrono do agrupamento. |
- Atividades de pesquisa e de desenho do escultor António Fernandes de Sá; - Os alunos do 3º e 4º anos participaram num torneio de basquetebol na escola EB2,3. |
|
Todos os docentes |
11 de novembro Comemoração do S. Martinho |
- Preservar e valorizar tradições populares; - Promover momentos de convívio e boa disposição entre a comunidade educativa; - Realizar o Magusto. |
- Decoração dos espaços escolares com motivos alusivos à época; - Aprendizagem de canções; - Vinda à escola de um vendedor ambulante de castanhas; - Convívio entre alunos e comunidade escolar com distribuição de castanhas e groselha. |
|
- Todos os docentes - Associação de Pais |
16 de novembro Atividade PRESSE Papéis e estereótipos de género Sessão 1 |
- Levar os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre géneros. - Concluir que apesar do género ser diferente, todos podemos fazer as mesmas coisas. |
1º/2º anos: -Projeção de uma história; -Completar e pintar o corpo de um menino/ uma menina. 3º/4º anos: - Leitura de uma história; - Escrita de um pequeno texto sobre os géneros. |
|
- Enfermeiras Isabel e Júlia do Centro de Saúde; -Todos os docentes. |
21 de novembro Fase 1 "Todos Contam" Projeto do Banco de Portugal Promovido pela CMG |
- Sensibilzar para a poupança financeira;
-Conhecer estratégias de poupança. |
- Apresentação de diapositvos sobre o dinheiro e formas de poupança; - Atividades práticas: realização de um orçamento de poupança e preenchimento de crucigramas.
|
|
-Funcionárias do Banco de Portugal - Professora Rute (4º ano)
|
6 de dezembro "Hora da Palhaçada"
|
- Incrementar o respeito pela diferença. - Aplicar conceitos de tolerância e igualdade |
- Os alunos da Cerci Gaia dramatizaram uma história "Professora sabe tudo e mais alguma coisa" e cantaram uma canção |
|
- Cerci Gaia; - Todos os docentes. |
7 de dezembro Ida ao Teatro Pré "Musical Pinóquio" |
- Contactar com diferentes formas de expressão |
As crianças assistiram com entusiasmo ao teatro musical. |
|
- Educadoras - Assistentes operacionais da Pré. |
7 de dezembro Articulação com o professor de Artes
|
- Elaborar trabalhos por fases; - Respeitar o material utilizado nas atividades |
- Demonstração das várias fases de elaboração de um rosto; - Observação de várias técnicas de pintura.
|
|
- Prof. Diamantino, Professoras; - Fátima Fernandes e Sandra Silva |
14 de dezembro Corta-mato |
- Participar em atividades de articulação com o 2º ciclo |
- Corta-mato (alunos do 4º ano) |
|
- Docente do 4º ano |
16 de dezembro Encerramento do 1.º Período Ida ao Circo Projeto da Câmara "Criação de um Presépio" |
- Sensibilizar os alunos para os valores da família e da, solidariedade; - Desenvolver o espírito de fraternidade, solidariedade e amizade entre todos; - Fomentar nos alunos a importância de reciclar materiais, evitando o desperdício. |
- Construção de um presépio; - Elaboração de diversos trabalhos para ornamentar os espaços comuns e as salas de aula. - Visita do Pai Natal à escola; - Criar um presépio com materiais reciclados; |
|
- Todos os Docentes; -Professora de Expressão Plástica das AEC, Patrícia Silva; - Associação de Pais. |
10 de janeiro Teatro de sombras "Ninguém dá prendas ao Pai Natal" de Ana Saldanha |
- Incentivar hábitos de leitura e desenvolver o espírito natalício: amizade, amor, partilha e solidariedade.
|
- Teatro de sombras |
|
- Professora bibliotecária; - Todos os docentes |
30 de janeiro Vinda do escritor Franclim Neto
|
- Criar nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita; - Estimular a criatividade |
- O autor contou e dramatizou as histórias "Tatiana, a Princesa Encantada" e "Tesouro perdido... Tesouro recuperado"; - Diálogo com os alunos sobre a sua vida e as suas obras; -Sessão de dedicatórias e autógrafos. |
|
- Escritor; - Bibliotecária; - Todos os docentes |
14 e 15 de fevereiro PRESSE " Papéis e estereótipos de género" 2ª Sessão |
- Conduzir os alunos a relacionar as semelhanças e diferenças de género; - Proporcinar a aceitação do género. |
- Elaboração de um cartaz com as diferenças entre géneros; - Debate sobre o tema. |
|
- Enfermeira Isabel; -Todos os docentes |
24 de fevereiro Atividades de Carnaval Projeto da Câmara Desfile de Carnaval |
- Viver a tradição do Carnaval de forma lúdica; - Promover o convívio entre a escola e a comunidade; -Desenvolver a criatividade; - Construção de máscaras.
|
- Construção de máscaras, desenhos, pinturas e recortes; - Ensaio de canções alusivas ao tema; - Desfile de Carnaval por algumas ruas da Freguesia; - Concurso das máscaras mais criativas. |
|
- Todos os Docentes; -Assistentes Operacionais; Associação de Pais; PSP
|
27 de fevereiro Fase 2 "Todos Contam" Banco de Portugal |
- Conhecer e valorizar património cultural - Conhecer e manipular notas e moedas |
- Visita guiada às instalações do Banco de Portugal (filial Porto) - Sessão de esclarecimento sobre o sistema financeiro (poupança) - Atividade prática com dinheiro
|
|
-Representantes do Banco de Portugal; - Profª Rute Tavares |
17 de março Dia do Pai |
- Comemorar o dia do Pai
|
- Participação dos pais nas atividades dos seus educandos. - Vinda dos pais às salas da Pré. - Elaboração de uma lembrança para o Pai. |
|
-Todos os Docentes - Pais |
20 de março Teatro "A Cinderela" |
- Sensibilizar os alunos para diferentes tipos de comunicação; - Incentivar os alunos para vivências culturais diferentes |
- Visualização do musical "A Cinderela" no Auditório da Junta de Freguesia de O. Douro. |
|
Presidente da Junta de Freguesia Todos os Docentes Assistentes Operacionais |
27 a 31 de março
Semana da Leitura
|
- Motivar os alunos para os livros e para a leitura; - Permitir aos alunos lerem e ouvirem diversas histórias; - Incentivar os alunos para a declamação de poesia. |
- Leitura de contos nas diversas salas da Pré e 1º Ciclo - Dramatização de histórias por parte dos alunos da Pré: "Meninos de todas as cores" e "Abecedário sem juízo" de Luísa Ducla Soares. - dia 29 - Participação dos alunos do 4.º ano na "Noite de Poesia" no Auditório Paroquial de O. Douro. - dia 30 - Participação da turma do 4º ano numa partilha de poesias com a turma do 9ºB. -
|
- Todos os Docentes; - Profª Rute e alunos do 4.º ano. |
|
3 de abril Caça ao Ovo |
- Valorizar as tradições; - Estimular a atenção e a competição. |
- Por turma, os alunos procuraram esconderijos de ovos de Páscoa, no recreio. |
|
- Associação de Pais; - Todos os docentes |
4 de abril Encerramento do 2º Período Feirinha da Primavera |
- Estimular a participação de pais e de outros elementos da comunidade;
- Promover a cooperação Escola/ Comunidade;
- Conviver com a comunidade local.
|
- Colocação dos produtos trazidos pelos alunos e de trabalhos elaborados por eles à venda.
- Aplicação de conhecimentos adquiridos na sala de aula (manuseamento do dinheiro);
- Divulgação da atividade junto da comunidade.
|
|
- Todos os docentes; - Assistentes operacionais - Associação de Pais. |
28 de abril Ação de sensibilização e educação ambiental "A tradição" |
- Sensibilizar para boas práticas ambientais. - Promover a separação dos resíduos. |
- Visualização do vídeo "Fitinha Vermelha". - Debate e dramatização sobre o tema. |
|
- CMVNG e SUMA - Todos os docentes |
5 de maio Dia da Mãe |
- Comemorar o Dia da Mãe. |
- Participação das mães nas atividades dos seus educandos. - Vinda das mães às salas da Pré. - Elaboração de uma lembrança para a Mãe. |
|
- Todos os docentes - Mães. |
16 e 17de maio Sessão PRESSE Afetividade Autoconceito e autoestima |
- Valorizar a amizade - Fomentar a importância da autoestima na relação com os outros
|
1º/2º anos - Leitura de uma história "Elmer" de David McKee. - Diálogo com os alunos sobre o que é ser especial. - Desenho de situações em que os alunos se sentem especiais por ajudarem alguém. - Canção "Adivinha o quanto eu gosto de ti" de André de Sardet 3º/4º anos - Diálogo com os alunos sobre a amizade e o que os torna especiais. - Escrita de um texto com o tema "Sou especial". - Canção "Adivinha o quanto eu gosto de ti" de André de Sardet
|
|
- Enfermeira Isabel; - Todos os professores do 1º Ciclo. |
17 de maio Fase 3 "Todos Contam" Banco de Portugal
|
- Mobilizar os encarregados de educação na participação das atividades desenvolvidas pelos seus educandos - Sensibilizar a comunidade educativa para a poupança |
- Apresentação e divulgação dos trabalhos elaborados pelos alunos aos encarregados de educação e representantes do Banco de Portugal e da CMVNG - Aula dinamizada pelos alunos sobre educação financeira. - Apresentação por parte da representante do Banco de Portugal de diapositivos sobre o tema. |
|
- Banco de Portugal; - CMVNG; - Profª Rute Tavares; - Alunos do 4º ano |
31 de maio |
- Motivar os alunos para o prazer de ler; - Permitir ler e ouvir diferentes contextos comunicativos; - Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação. |
- Dramatização da história "A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andersen |
- Professora bibliotecária - Todos os docentes - Anfiteatro MAP |
|
31 de maio e 1 de junho Visita de Estudo à Suldouro |
- Sensibilizar para as boas práticas ambientais; - Proteger o meio ambiente. |
- Apresentação e debate sobre boas práticas ambientais; - Visita guiada às instalações da Suldouro. |
- Todos os docentes do 1º ciclo; - Suldouro; - CMVNG. |
|
2 de junho Dia Mundial da Criança |
- Comemorar o Dia Mundial da Criança; - Promover o convívio;
-Sensibilizar para a prática desportiva; - Valorizar os Direitos da Criança. |
- Jogos tradicionais e atividades lúdicas com insufláveis; - Lanche convívio. |
- Associação de Pais - Todos os docentes - Assistentes Operacionais |
|
19 de junho Dia Não Letivo "Traz outro amigo também" |
- Articular entre ciclos; - Partilhar vivências. |
Manhã: - Apresentação das dramatizações dos poemas "Meninos de todas as cores" e "Abecedário sem juízo" de Luísa Ducla Soares pelos alunos do Pré-escolar. Tarde: - Visita à EB 2,3 para assistir a um concerto da banda da GNR com a participação da cavalaria da GNR. |
|
- Todos os docentes. |
8 de junho Visita de estudo Oficina do Doce e Salinas Aveiro
|
- Promover contacto com outras culturas e profissões - Levar a conhecer o processo da formação do sal |
- Visita à Oficina do Doce e confeção de ovos moles - Visita às salinas. |
|
-Todos os docentes; - Assistentes operacionais -Associação de Pais.
|
8 de junho Pré Ida à Quinta de Santo Inácio |
- Possibilitar o contacto com a natureza animal e vegetal |
- Visita guiada à quinta; - Espetáculo das águias; - Lanche convívio; - Brincadeiras no parque. |
|
- Educadoras; - Assistentes operacioanis e Técnicas da pré. |
22 de junho Encerramento do Ano Letivo Festa de Finalistas Entrega de Diplomas, Livro de Finalistas, cartolas e lembranças. Lanche convívio.
|
- Promover o relacionamento salutar entre alunos e comunidade; - Proporcionar momentos de socialização e alegria.
|
- Apresentação de coreografias e canções numa festa organizada pela escola. - Oferta das cartolas aos alunos finalistas por parte da Escola e das bengalas, da impressão do Livro de Finalistas, diplomas e lembranças pela Associação de Pais. -Lanche oferecido pela Associação de Pais |
|
- Todos os docentes; - Assistentes operacionais - Encarregados de Educação dos Finalistas - Associação de Pais. |