Povas de Monitorização de Aprendizagem 2025 (ModA)
As "Provas de Aferição foram substituídas por um novo modelo de avaliação externa, Provas de Monitorização das Aprendizagens "ModA", continuam a ser obrigatórias, mas vão passar a ser realizadas em finais de ciclo, isto é, no 4.º e 6.º anos de escolaridade e passam a ter uma classificação quantitativa (numa escala de 0 a 100). Irão contar para efeitos de avaliação final, constituindo-se, assim, como mais um dos instrumentos de avaliação ficando a classificação do aluno registada no seu processo individual.
Por outro lado, para além de português (ou português língua não materna para os alunos estrangeiros, que passará também a ser avaliada) e matemática, serão implementadas provas a uma disciplina rotativa a cada três anos. No que concerne ao 4.º ano, as disciplinas rotativas são inglês (em 2025 e em 2028), educação artística (2026) e educação física (2027) .
A rotatividade disciplinar está a assegurada de modo a que “um aluno que esteja no 4.º ano, quando fizer a prova do 6.º ano, não vai ter a mesma disciplina em rotação”, indicou o secretário de Estado adjunto e da Educação. E os enunciados “não vão ser de acesso público”, o que permite que “as questões possam ser replicadas” em futuras provas e de modo a permitir a “comparabilidade de resultados”. O Governo alega que esta metodologia já é seguida em outros países como Itália, Dinamarca, Noruega, Finlândia e em alguns estados dos Estados Unidos da América.
provas ModA Fevereiro- Provas Ensaio (calendário)