O PATRONO DA ESCOLA

ESCULTOR ANTÓNIO FERNANDES DE SÁ

António Fernandes de Sá - "O seu nome e a sua obra, repito, não são uma esperança, não; são uma affirmação segura de que elle é um dos primeiros estatuarios portuguezes ." (António Lemos, Notas d'Arte, 1902 )

António Fernandes de Sá nasceu em 7 de Novembro de 1874, na casa paterna, em Avintes e faleceu na sua casa do largo de Magarão, na mesma vila, em 26 de Novembro de 1959.
Em 1884, Fernandes de Sá termina a instrução primária. Cresceu no mundo do mármore e dos seus segredos, já que seu pai além de ter uma oficina de marmorista na cidade do Porto conviveu com Soares dos Reis.
E assim, em 1888, Fernandes de Sá inicia estudos na Academia Portuense de Belas Artes, tendo por mestre de desenho Marques de Oliveira. O seu aproveitamento, nessa Escola, é notável.
Em 1896, em concurso realizado pela Academia é escolhido para completar em Paris os seus estudos. Na cidade Luz é aluno dos mestres Falguiére e Puech, assiste às lutas artísticas travadas entre os admiradores de Falguiére e os de Rodin. Discípulo de Falguiére e de Puech, admirava Rodin. Este ambiente vai criar em Fernandes de Sá uma independência que conduz à originalidade de traço e de concepção.

Dados adicionais